quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Novos dados confirmam que há água no comenta 67P

tek rosetta e o cometa p67

A sonda da Agência Espacial Europeia identificou extensas regiões de água gelada na superfície do cometa que também é conhecido como Churyumov-Gerasimenko. A informação foi divulgada pela revista Nature, onde se explica que a descoberta foi feita pelos investigadores do Instituto Nacional de Astrofísica de Itália. Os cientistas recorreram a infravermelhos para identificar as manchas de gelo na região do cometa, baptizada como Imhotep.

Os dados recolhidos pela Rosetta já tinham permitido identificar pequenos cristais de gelo na superfície e vapor de água no 67P. As novas observações, dizem os cientistas, vêm confirmar a existência de água em quantidade significativa no cometa. 
A Rosetta chegou ao Churyumov-Gerasimenko em agosto de 2014 depois de uma longa viagem, iniciada em 2004. Antes de chegar ao destino permitiu observar a Terra, Marte e dois asteróides. Quando a missão, já no destino final, completou o seu primeiro ano a ESA publicou um conjunto de imagens que resumem os passos mais emblemáticos. 


Com a Rosetta, viajou para o cometa 67P o robot Philae, que foi o primeiro na história da humanidade a posar num cometa. Já comunicou com a Terra, mas as últimas informações indicam que não voltará a fazê-lo. Asúltimas tentativas de contacto foram feitas esta semana.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...