sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Telescópio da NASA regista buraco negro a «arrotar» gás

Telescópio da NASA regista buraco negro a «arrotar» gás

Astrónomos identificaram duas enormes ondas de gás a serem «arrotadas» por um buraco negro no coração de uma galáxia próxima.

As porções de gás quente, detectadas em imagens de raio-X pelo telescópio especial Chandra, da NASA (agência espacial americana), parecem estar a varrer o gás de hidrogénio mais frio que encontra pela frente.

Esse vasto e tortuoso «arroto» está a ocorrer na NGC 5195 - uma irmã menor e menos conhecida da galáxia conhecida como Whirlpool (redemoinho, em inglês), ou NGC 5194, a 26 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Trata-se, portanto, de um dos buracos negros mais próximos a expelir gás dessa maneira.

A descoberta, anunciada na reunião anual da AAS (Sociedade Astronómica Americana), na Florida, é um exemplo dramático de interacção, ou feedback, entre um super buraco negro e a sua galáxia de origem.

«Acreditamos que esse feedback impeça as galáxias de se tornarem muito grandes», disse Marie Machacek, co-autora do estudo e pesquisadora do centro de astrofísica Harvard-Smithsonian, nos EUA.

«Mas, ao mesmo tempo, pode ser responsável pela formação de algumas estrelas. Isso mostra que os buracos negros podem criar, e não apenas destruir.»

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...