quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

China revela três projectos de detecção de ondas gravitacionais

China revela três projectos de detecção de ondas gravitacionais

Cientistas chineses têm três projectos diferentes envolvendo a detecção de ondas gravitacionais, anunciou a imprensa local, poucos dias depois de um grupo de investigadores ter confirmado a previsão do físico Albert Einstein.

Estes projectos permitirão à China tornar-se o «líder mundial» no campo desta pesquisa, segundo as fontes.

Pequim dedica milhões de dólares à conquista do espaço, considerada um novo símbolo da potência do país.

Num marco para a física e a astronomia, cientistas de vários países anunciaram na quinta-feira passada ter detectado de forma directa as ondas gravitacionais, ondulações do espaço-tempo que foram previstas por Albert Einstein em 1915.

Dois buracos-negros colidiram há 1,3 mil milhões de anos. O cataclismo lançou estas ondas em todas as direcções até que chegaram à Terra no dia 14 de Setembro, onde foram captadas por instrumentos instalados nos EUA.

Esta descoberta foi feita em colaboração com equipas de investigação europeias, especialmente de França, Itália e Alemanha.

As ondas gravitacionais são produzidas por perturbações na trama do espaço-tempo pelos efeitos do deslocamento de um objecto de grande massa. Estas perturbações deslocam-se à velocidade da luz em forma de ondas e nada as detêm.

Este fenómeno costuma ser representado como a deformação que ocorre quando um peso repousa sobre uma rede. Neste caso, a rede representa o tecido do espaço-tempo.

A descoberta é histórica porque permite verificar de forma directa uma das previsões da teoria geral da relatividade.

Os físicos determinaram que as ondas gravitacionais detectadas em Setembro nasceram na última fracção de segundo antes da fusão de dois buracos negros, objectos celestes ainda misteriosos que resultam do colapso gravitacional de estrelas gigantes.

A possibilidade de uma colisão entre esses corpos havia sido prevista por Einstein, mas o fenómeno nunca tinha sido observado.

De acordo com a teoria geral da relatividade, um par de buracos negros em que cada um orbita em torno do outro perde energia, produzindo ondas gravitacionais.

Ser capaz de detectar essas ondas que viajam sem perturbação por milhões de anos torna possível voltar para o primeiro milissegundo do chamado Big Bang.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...