quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Cientistas afirmam que é possível «editar» as nossas memórias


Um documentário sobre a memória humana que estreia na quarta-feira reúne uma série de entrevistas com cientistas e pessoas com memórias excepcionais.

«Memory Hackers», da PBS, sugere que os peritos estão a descobrir modos de editar memórias de que nos queremos livrar, ou pelo menos eliminar a dor associada a essas recordações.

Segundo a produção, a memória não é apenas uma espécie de dispositivo de playback de recordações, mas algo muito mais interpretativo.

«Durante a maior parte da História humana, a memória foi vista como um tipo de gravador que regista fielmente informação, e reproduz essa informação intacta», dizem os intervenientes.

«Mas agora, os investigadores estão a descobrir que a memória é muito mais maleável, sempre a escrever-se e a reescrever-se, não só por nós, mas também pelos outros».

«A questão é: estaremos preparados?».


No programa poderemos acompanhar, por exemplo, o caso do jovem Jake Hausler, que aos 12 anos foi a pessoa mais nova a ser diagnosticada com Highly Superior Autobiographical Memory (Memória Autobiográfica Altamente Superior). Jake lembra-se de quase tudo o que viveu desde os oito anos.

«Muitos dos aspectos negativos que consideramos sobre a memória, como esquecermo-nos das coisas, ou as falsas recordações, são um produto secundário do sistema. [A memória] não está desenhada para ser perfeita, então as pessoas não devem esperar isso dela», afirmou o realizador, Michael Bicks, ao FastCocreate.

O documentário explica que várias perturbações, como as dependências ou as fobias, podem ser tratadas radicalmente, à luz das novas descobertas.

Os cientistas já conseguem actualmente manipular, com recurso a laser, as memórias de um rato em laboratório.

O «Memory Hackers» estreia na quarta-feira nos EUA.


Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...