quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Cometas Gémeos "vão passar próximos" da Terra quase ao mesmo tempo


Este é um fenómeno incomum corpos celestes terem uma diferença de um dia e caminhos semelhantes.

No próximo mês dois cometas com órbitas muito semelhantes vão passar perto da Terra com uma diferença de apenas um dia. 

O evento astronómico que não será visível ao olho nu, terá lugar entre os dias 21 e 22 de Março, depois de passados 246 anos  desde que um cometa está tão perto do nosso planeta, de acordo com a Sociedade Astronómica do Caribe .

O primeiro a aparecer será o cometa 252P / LINEAR 12, que vai passar o dia 21 a uma distância de 5,3 milhões de quilómetros, ou 14 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O outro corpo celeste, chamado P / 2016 BA14 vai abordar no dia seguinte o planeta azul a 3,5 milhões de quilómetros, ou 9 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O curioso sobre esta «parelha» é que se acreditava anteriormente que o P / BA14 2016 era um asteróide , mas, em seguida, detectou-se uma cauda.

A semelhança de trajectórias e a passagem quase simultânea, tem sido sugerido que trata de um cometa dividido em duas partes, embora esta teoria ainda não foi confirmada.

O P / 2016 BA14 será o terceiro cometa na história a passar tão perto do nosso planeta. O primeiro lugar é do D / 1770 L1 (Lexell), registado em julho de 1770 com uma proximidade de 5,9 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...