quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Drone gigante pode transportar até 500kg


O AirMule parece um helicóptero, mas também parece um hovercraft. Consegue levantar voo e aterrar verticalmente, caso seja necessário.

É, na realidade, um novo drone gigante criado por uma empresa israelita e que pode ser utilizado para transportar mercadorias, como mantimentos, por exemplo, ou mesmo pessoas.

Mas, graças à sua versatilidade e resistência, consegue chegar a áreas que seriam consideradas como demasiado perigosas para outros aparelhos do mesmo tipo, como pequenos aviões ou helicópteros.

Rafi Yoeli, da empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, diz que “o drone consegue funcionar, por exemplo, dentro de pequenas localidades e de grandes cidades, aterrar em passeios ou em pisos irregulares, mas também numa clareira de uma floresta.”

“Não tem o mesmo tipo de motor que os helicópteros tradicionais, que costumam causar muitos problemas”, conclui Rafi.

O drone gigante opera de forma totalmente automática e pode voar a curtas distâncias do solo, enquanto os sensores com que está equipado permitem que funcione sem qualquer controlo.

Resistente, pode também transportar até 500 quilos e ser controlado à distância, o que é ideal para situações de emergência.

Rafi Yoeli dá exemplos de situações em que o drone gigante pode ser considerado uma solução viável:

“Imagine, por exemplo, que uma bomba explodiu numa cidade, deixando materiais químicos por todo o lado, ou que uma tragédia aconteceu no centro de uma cidade e que as pessoas não podem aproximar-se. Imagine que não há helicópteros na zona, especialmente quando quando existem obstáculos no caminho.”

Mas AirMule ainda não está autorizada a funcionar nos céus. O aparelho passa ainda por uma série de testes para que se tenha a certeza de que não constitui uma ameaça para aviões ou mesmo pessoas que se encontrem nas trajetórias que possa efetuar.

Por António Oliveira e Silva | Com THE ASSOCIATED PRESS

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...