terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Júpiter será visível a partir de qualquer ponto da Terra, graças a um fenómeno astronómico fascinante


No próximo dia 8 de março, o maior planeta do Sistema Solar estará no seu ponto mais próximo da Terra, e totalmente iluminado pelo Sol.

Em circunstâncias normais, a partir da Terra é difícil ver Júpiter, o quinto e o maior planeta do sistema solar, sem o uso de telescópio ou binóculos. No entanto, uma vez a cada 13 meses, a chamada oposição ocorre quando nosso planeta está directamente entre o astro e o sol.

Este ano, o fenómeno terá lugar no dia 08 de março, quando se encontrará, ao mesmo tempo no seu ponto mais próximo da Terra, totalmente iluminado pelo sol. A união destes efeitos permitir que ele seja "o objecto mais brilhante no céu nocturno após Vénus pôr do Sol ", explicou Alan Duffy, astrónomo da Universidade de Tecnologia de Swinburne (Austrália).

Assim, o melhor momento para ver Júpiter será à meia-noite, quando posicionado no seu ponto mais alto no céu, porque se pode observar com a miníma quantidade de atmosfera.

Para as pessoas no hemisfério sul, o planeta vai para o norte e pôr-se no oeste, enquanto os habitantes do hemisfério norte cruzará o céu ao sul e também se ocultará no oeste.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...