quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

'Meteor Wars': Rússia quer testar mísseis balísticos no asteróide Apophis

Imagen ilustrativa

Os cientistas russos querem testar um sistema anti meteoritos com modernos mísseis balísticos contra o asteróide Apophis, que se aproxima perigosamente da Terra em 2036.

Os cientistas russos desenvolveram um projecto para modernizar os seus mísseis balísticos intercontinentais, habilitando-os para destruir meteoritos entre 20 e 50 metros de diâmetro, informa a TASS .

Para isso propõem efectuar um primeiro teste contra o asteróide Apophis, que em 2036 vai passar a uma distância muito próxima da Terra. Nas palavras de Sabit Saitgaraev, investigador principal do projecto russo de desenho de foguetes Makeyev, para que os mísseis intercontinentais se tornam "uma ameaça" para os meteoritos semelhantes ao que caiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, é necessário instalar um propulsor espacial adicional que permita aumentar a sua autonomia de voo e alcançar o asteróide a uma distância segura. Segundo Saitgaraev, esta tecnologia já está disponível.

"Uma vez modernizado nossos foguetes, é necessário aplicar a teoria à prática", diz o investigador, "para ver qual é a distância máxima que são capazes de alcançar." "O próximo passo é experimentar a sua eficácia na luta contra meteoritos, e a melhor oportunidade para o fazer seria fazê-lo no asteróide Apophis que se vai aproximar da Terra em 2036", resume o investigador.

Saitgaraev refere que este projecto irá requerer um investimento de vários milhões de dólares e autorizações oficiais do governo. Mas não especificou se o plano já tem recursos e permissões, o investigador disse que o trabalho sobre este assunto já começou.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...