domingo, 21 de fevereiro de 2016

"Música de outro mundo" espantou astronautas em 1969

"Música de outro mundo" espantou astronautas em 1969

Que som ouviram os astronautas que, em 1969, foram enviados para o espaço durante o ensaio geral para a primeira aterragem na Lua? Relatos de uma "estranha música de outro mundo" estão a transformar-se num mistério.

Um par de meses antes da aterragem histórica de Neil Armstrong, a Apollo 10 foi preparar a missão seguinte que pousaria na Lua.

Gravações da tripulação constituída por Tom Stafford, John Young e Eugene Cernan revelaram, em 2008, que os astronautas ouviram "uma música estranha" quando estavam no lado mais distante da Lua e, portanto, fora da faixa de transmissões de rádio terrestres. Asgravações voltam agora à atualidade e serão tema dos "Arquivos Inexplicáveis da Nasa", numa nova série de documentários que recorrem a depoimentos de astronautas.

Durante cerca de uma hora, o som agudo foi motivo de conversa entre o trio. "Ouviste isto? Que som sibilante? Whooooooooo!", disse um dos membros da tripulação. "Bem, isto é com certeza uma música estranha," responde outro.

Alfred Worden, astronauta norte-americano da missão Apollo 15, a quarta a pousar na Lua, em julho de 1971, refere que a tripulação da Apollo 10 estava muito treinada para reconhecer todo o tipo de sons que poderiam escutar em órbita. A interferência de ações magnéticas com sinais de rádio são explicações possíveis para a "estranha música" que os astronautas da Apollo 10 ouviram, mas há especialistas que defendem que a Lua não tem campo magnético.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...