quinta-feira, 24 de março de 2016

A Terra viverá super tempestades e mega tsunamis este século


Londres e Nova Iorque poderá ser submersa dentro dos próximos 50 anos.

A maioria dos cientistas concorda que o nível do mar vai subir, embora alguns acreditam que não vai acontecer nos próximos séculos.

Um novo estudo sugere que o nível do mar vai crescer vários metros dentro dos próximos 50 anos, submergindo cidades costeiras ou fluviais, incluindo Nova Iorque e Londres no fim deste século.

Segundo a pesquisa liderada por James Hansen, um climatologista aposentado da NASA, o degelo inicial irá produzir uma camada de água relativamente doce na superfície do oceano perto da Antártida e da Gronelândia.

Este processo irá diminuir ou até mesmo travar o sistema de correntes oceânicas que transporta o calor para várias partes do planeta para o espaço permitindo sua saída parcial.

As partes mais profundas do oceano, consequentemente, vão aquecer, o que acabará por acelerar o degelo que se encontra sob o nível do mar.

Ao mesmo tempo, as diferenças extremas de temperatura entre os trópicos e os polos subirá para super-tempestades e tsunamis como aconteceu à 120.000 anos, quando a Terra experimentou o aquecimento global.

Nessa altura, o nível dos oceanos era de seis a nove metros acima do nível de corrente, enquanto que a temperatura média da Terra era apenas um grau maior do que agora.

Se medidas drásticas de emergência não forem tomadas para reduzir as emissões de dióxido de carbono, que é muito provável que o nível do mar  vai subir "vários metros dentro de 50 a 150 anos", segundo o estudo publicado na revista científica europeia 'Atmospheric Chemistry and Physics'.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...