quinta-feira, 3 de março de 2016

Agência Espacial Europeia seleciona equipa lusa para experiência científica

Agência Espacial Europeia seleciona equipa lusa para experiência científica

Uma equipa de estudantes portugueses foi selecionada pela Agência Espacial Europeia (ESA) para realizar uma experiência científica em hipergravidade que vai desenvolver pensos bioativos para recuperação de lesões nos tendões, anunciou hoje fonte ligada ao programa MIT Portugal.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a MIT Portugal explica que os estudantes da Equipa Achilles, liderados pela aluna de doutoramento da Universidade do Minho Raquel Almeida, foram selecionados no concurso Spin Your Thesis!, criado pela ESA para "proporcionar a estudantes universitários a possibilidade de realizar investigação em gravidade alterada com recurso a equipamento especializado e geralmente pouco acessível".

Segundo o texto, a Achilles "pretende desenvolver novas técnicas de engenharia de tecidos com recurso a uma gravidade superior à existente na Terra para a recuperação de lesões nos tendões".

O referido comunicado explica que "as técnicas hoje utilizadas para tratar lesões nos tendões têm pouca eficácia" pelo que estão a ser "desenvolvidos pensos bioativos capazes de orientar a cura através da própria lesão".

A investigação dos alunos da Achilles pretende "estudar o comportamento de células derivadas do tendão em determinados tipos de pensos bioativos submetidos a diversos níveis de hipergravidade (10, 15 e 20g.) e em diversos momentos temporais".

Com o estudo a equipa espera "descobrir novos caminhos para a mecanobiologia das células do tendão e lançar uma geração de novas terapias regenerativas do tendão".

Além de Raquel Almeida fazem parte da equipa Daniel Carvalho, Miguel Ferreira e Elsa Silva, alunos do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da UP (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), com orientação de Manuela Gomes, investigadora principal do grupo 3B's da Universidade do Minho.

O concurso Spin Your Thesis! selecionou este ano três equipas, que realizarão a experiência em setembro.

O Programa MIT Portugal é uma iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desenvolvida em parceria por cinco universidades portuguesas - Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade do Minho - e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Tem como áreas focais a Bioengenharia, a Engenharia de Conceção e Sistemas Avançados de Produção, os Sistemas Sustentáveis de Energia e os Sistemas de Transportes.

Diário Digital com Lusa

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...