terça-feira, 1 de março de 2016

As abelhas extinguem-se e nós serem os seguintes

foto ilustrativa

O principal problema é que é impossível indicar claramente o motivo do desaparecimento destes insectos, dizem os investigadores.

As abelhas selvagens, borboletas e muitas outras espécies polinizadoras de plantas estão no seu caminho para a extinção, os cientistas alarmados, o que poderia levar a grandes problemas de abastecimento de alimentos do mundo, informa a cadeia CBC News , citando um relatório científico da ONU .

Os autores do estudo sugerem que cerca de 20.000 espécies polinizadoras desempenham um papel fundamental no fornecimento de frutas, legumes, café e cacau para a humanidade. A maior preocupação dos cientistas é a situação dos invertebrados, como borboletas e abelhas. "Estamos num período de declínio, e as consequências vão piorar", diz o director do Centro de Pesquisa Agro-Ambiental da Universidade de Reading (Reino Unido), Simon Potts.

O principal problema, dizem os pesquisadores, é que é impossível indicar claramente o motivo que causa o declínio das populações destas espécies polinizadoras. Entre os factores negativos que afectam a sua sobrevivência os cientistas mencionam a redução das áreas de prados naturais de flores silvestres, o uso de pesticidas na agricultura, a perda de habitats de animais devido ao crescimento urbano e doenças, parasitas e agentes patogénicos, e o aquecimento global.

Os autores do estudo advertem que, se a humanidade não quer morrer de fome antes de 2050, a conservação das populações polinizadoras deve ser um dos principais objectivos da sua agenda.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...