quarta-feira, 16 de março de 2016

Descoberta misteriosa estrela que reduz luminosidade uma vez a cada 70 anos


Astrónomos russos descobriram uma estrela na constelação de Leo Minor que a cada 70 anos reduz a sua luminosidade em 100 vezes, ao ser eclipsada por um misterioso e gigante corpo astral que gira na sua órbita, revelou esta quarta-feira a Universidade Lomonosov de Moscovo.

«Trata-se de um sistema mais do que misterioso, já que vemos um eclipse total. Significa que o corpo que ofusca a estrela é um gigante», explicou o professor da Lomonosov, Vladimir Lipunov, citado pela agência russa TASS.

O gigante não parece um dos anéis de fragmentos que costumam girar ao redor dos astros, «nem pode ser outra estrela», acrescentou o cientista.

«Se a luminosidade de uma estrela acompanhante fosse 100 vezes inferior», argumentou Lipunov, «tratar-se-ia de uma estrela de massa reduzida. Mas uma estrela assim não poderia ter um tamanho superior à da sua acompanhante de maior massa.»

Ao mesmo tempo, se a estrela acompanhante fosse menor que a principal, não poderia ofuscá-la.

Após a descoberta de que a estrela TYC 2505-672-1 reduz a sua luminosidade, os cientistas comprovaram que o fenómeno já foi observado entre os anos de 1942 e 1945.

O período de variabilidade dessa estrela - classificada como variável por experimentar mudanças periódicas no seu brilho - é de 69 anos, o maior dos observados até agora.

Até esta descoberta, o astro com o maior intervalo de ofuscamento, de 27 anos, era Almaaz, na constelação de Auriga.

«O que liga essas duas estrelas é que nos dois casos não se tem a mínima ideia por que mudam de brilho», concluiu Lipunov.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...