terça-feira, 22 de março de 2016

Novo mapa “raio-x” da NASA ajuda a mostrar Marte por dentro

tek raio x marte

Os investigadores da agência espacial norte-americana criaram o mais detalhado mapa feito até agora da gravidade de Marte, deixando espreitar um pouco do interior escondido do planeta vermelho.

Este mapa “vai permitir-nos ver o planeta por dentro, tal como um medico usa um raio-x para ver o interior de um paciente”, explica Antonio Genova do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O mapeamento foi feito a partir de dados Doppler e de rastreamento recolhidos a partir das três sondas que a NASA tem no encalce de Marte, a Mars Global Surveyor, Mars Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter.

O novo recurso revela características da composição interna do planeta vermelho que, segundo os investigadores, serão úteis para as futuras missões de exploração, ajudando a um melhor conhecimento das anomalias gravitacionais, que por sua vez irão auxiliar na escolha do melhor posicionamento das naves colocadas na órbita de Marte.

De acordo com o Antonio Genova, também vai ajudar a entender a formação, ainda misteriosa, de algumas das regiões do planeta.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...