quinta-feira, 31 de março de 2016

O Sol, acusado de 'sequestro'


Os cientistas supõem que o campo gravitacional da nossa estrela 'roubou' um exoplaneta que orbita agora o Sol.

Um grupo de astrónomos da Suécia e da França, realizaram um estudo em larga escala cujos os resultados indicam que o SOL 'roubou' um exoplaneta de outro sistema solar. Os cientistas acreditam que o corpo celeste, Planeta X, como é conhecido na comunidade científica, não poderia ter sido formado no nosso sistema solar.

Segundo um estudo publicado num recurso online para pré publicação de artigos científicos, arxiv.org, embora o planeta descoberto, que é cerca de 10 vezes a massa da Terra, não é detectado visualmente porque o seu plano de rotação é diferente dos outros planetas, os investigadores foram capazes de determinar que se move numa órbita muito alongada, com um período incomum orbital de 17000 anos.

Inicialmente, essas características únicas do corpo celeste que os astrónomos julgam que haviam sido removidos do disco protoestrelar à cerca de 4,5 milhões de anos, mas agora os cientistas acreditam que ainda tem a sua origem no nosso sistema solar. 

Os cientistas simularam a evolução da situação em que o exoplaneta pudesse ter sido capturado pelo campo gravitacional da nossa estrela. A experiência mostrou que o Sol pode 'roubar' o planeta a uma distância de cerca de 150 unidades astronómicas se este girava a uma grande distância da sua estrela. Além disso, o Planeta X tem uma trajectória orbital que não tem lugar na configuração dinâmica do nosso sistema solar.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...