segunda-feira, 21 de março de 2016

Snipers testam "manto de invisibilidade"


Soldados norte-americanos e britânicos testaram, nos EUA, um novo material de camuflagem que faz com que desapareçam da vista, mas também impossibilita a deteção por infravermelhos ou calor.

Alguns snipers britânicos participaram num teste organizados nos EUA, para testar este novo material, o Vatec, que pode ser moldado de várias formas e com várias texturas diferentes, para se adaptar ao terreno onde os militares se encontram.



"Os rapazes estão desesperados para que o exército britânico compre isto. Em vez de andar com fios, tinta em spray e escudos térmicos, podemos usar apenas este único material, que é muito leve", explicou ao "Daily Mail" um militar que participou nos testes.

Segundo explica o jornal, este é apenas mais um passo na investigação de camuflagem, já que se está a tentar replicar a camuflagem natural de animais como lulas e polvos, que se adaptam ao ambiente que os rodeia.

O material criado com esta tecnologia de "modulação de aparência" ainda não está disponível para o campo de batalha, mas tal poderá acontecer nos próximos anos. Desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), este tipo de camuflagem contém milhares de células sensíveis à luz, que detetam as cores em seu redor e as imitam.

"Tenho grandes esperanças no uso deste material pelos militares. Neste momento, gastam-se milhões em camuflagem mas estas são estáticas. A camuflagem dinâmica vai permitir aos soldados aos seus veículos uma adaptação instantânea ao que os rodeia", disse o professor do MIT Xuanhe Zhao.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...