sábado, 9 de abril de 2016

Ameaça confusa do 'Nono Planeta': Anunciam extinções em massa para este mês na Terra?


Uma das causas de informações seria usar termos semelhantes para se referir a vários objectos cósmicos.

A comunicação social de todo o mundo está a anunciar sobre a possível existência de um nono planeta nas regiões exteriores do sistema solar. O New York Post, por exemplo, foi mais longe e publicou um vídeo que o assim chamado de "Nono Planeta' poderia enviar asteróides e cometas a toda avelocidade em direcção da Terra com consequências potencialmente devastadoras.

"Um planeta recém-descoberto poderia destruir a Terra este mês", disse no passado dia 7 o New York Post de abril na sua conta no Twitter, @nypost, como uma nova publicidade em vídeo. No entanto, os astrónomos Konstantin Batygin e Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, destacarm que esta afirmação está repleta de imprecisões.

Em primeiro lugar, o documento descreve o 'Nono Planeta' como um corpo celeste descoberto e confirmado oficialmente, enquanto Batygin e Brown se limitou a inferir a existência do planeta na base das estranhas órbitas de seis pequenos objectos localizado no cinturão Kuiper, o anel de corpos gelados além de Neptuno.

Os cientistas impuseram a tarefa de encontrar o "Nono Planeta", que, de acordo com Batygin e Brown tem uma massa cerca de 10 vezes maior que a Terra e orbita a uma distância do Sol 600 vezes maior do que a que separa nosso planeta do Sol, informa o portal Space.com .

Além disso, Brown diz nada há que temer no que diz respeito ao potencial destrutivo do planeta, mesmo que as suposições estejam correctas. 

O 'Nono Planeta' não causará a destruição da Terra. Se ler isso que vai acontecer, descobriu um texto idiota", disse Brown através da sua conta no Twitter, @plutokiller (o assassino de Plutão) , que se refere ao facto de que suas descobertas de objectos no sistema solar exterior ajudou a rebaixar Plutão para a categoria de "planeta anão" em 2006.

Confusão mediática

Outra causa da revolta informativa seria o uso de termos semelhantes para se referir a vários objectos cósmicos.

O professor de Ciências Matemáticas da Universidade de Arkansas, EUA, Daniel Whitmire, durante décadas procurou evidências de extinções em massa que ocorreram no planeta. Agora, com imensa informação indica que esses fenómenos poderiam ser causados por uma chuva de cometas provocadas pelo - chamado Planeta X, assiná-la o portal IFL Ciência .

Na investigação publicada no Jornal da Royal Astronomical Society, o especialista sugeriu que a cada 27 milhões de anos se regista uma chuva de cometas que atravessam o Sistema Solar.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...