sexta-feira, 8 de abril de 2016

Conheça o novo caça-submarinos norte-americano


Chama-se 'Sea Hunter', não é tripulado e dispõe de autonomia com controlo remoto.

Um caça-submarinos chamado 'Sea Hunter' é o mais recente argumento da marinha norte-americana. Começou por chamar-se ACTUV (acrónimo de "Anti-Submarine Warfare Continuous Trail Unmanned Vessel") e, ontem, recebeu o nome de baptismo em Portland, no estado do Oregon.

Considerado uma revolução em termos operacionais, uma vez que não é tripulado e dispõe de controlo remoto que pode até não depender de acção humana, permitindo-lhe navegar dia e noite, em quaisquer condições meteorológicas ou de ondulação, o 'Sea Hunter' não está equipado com armamento, foi desenvolvido pela agência DARPA e pode também ser utilizado com outros fins, segundo a imprensa dos Estados Unidos, como a exercer funções de "plataforma flexível" capaz de cumprir missões variadas.

Scott Littlefield, elemento ligado à criação do conceito, explicou que se trata de um navio "com múltiplas capacidades e funções e, ao longo do desenvolvimento do programa, percebemos isso mesmo".

Surgindo numa altura em que o poderio naval norte-americano está a enfrentar desafios de outros países como a China, o próximo passo do 'Sea Hunter' tem a ver com a realização de dois anos de testes às suas capacidades de autonomia, podendo em seguida rumar ao Japão para integrar o dispositivo militar da marinha dos Estados Unidos.

Robert Work, secretário de Estado adjunto da Defesa norte-americana, admitiu à agência Reuters: "Gostaria de ver diversos navios não tripulados no Pacífico ocidental e no Golfo Pérsico dentro de cinco anos.

Fonte: Economico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...