terça-feira, 12 de abril de 2016

Foi apanhado pelo Ransomware Petya? Já há solução


No final de Março alertamos aqui para um novo Ransomware que foi baptizado com o nome de Petya. Tal como outros Ransomwares , o Petya tem a capacidade de encriptar toda a informação do disco rígido e no final pedir um resgate ao utilizador.

Mas os utilizadores que foram apanhados por este ransomware já podem respirar de alívio pois já há solução.

O Ransomware Petya usa como isco uma suposta proposta de trabalho, que chega por e-mail, sendo que o utilizador é levado a descarregar um pretenso Curriculum Vitae (que na verdade é o ficheiro malicioso) que está alojado no Dropbox.

Depois do utilizador tentar abrir o ficheiro malicioso, o sistema é de imediato “raptado” ficando bloqueado. Em poucos segundos aparece uma mensagem a referir que o sistema está a verificar possíveis erros no sistema de ficheiros.


Recentemente um programador anónimo disponibilizou via Github uma ferramenta que permite decifrar os dados que foram encriptados pelo Ransomware Petya.

Segundo os relatos, a ferramenta funciona na perfeição, apesar de ser complexa para um utilizador com poucos conhecimentos na área da informática.


Lawrence Abrams da Bleeping Computer revelou que a ferramenta web é super rápida e que pode, em alguns casos, conseguir resultados em cerca de 7 segundos.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...