sexta-feira, 15 de abril de 2016

O sinal 'Wow': o caso das ondas extraterrestres pode estar resolvido


Depois de quase 40 anos, os cientistas podem ter explicado a causa de um sinal de que alguns consideram a única evidência da existência de vida extraterrestre inteligente.

Em 1977, Jerry Ehman, professor da Ohio State University (EUA), descobriu uma sequência única de rádio a partir da constelação de Sagitário captada pelo telescópio Big Ear. Até agora era considerada por muitos como a única evidência de vida extraterrestre inteligente. 

Este anúncio foi catalogado como 'sinal Wow" porque Ehman escreveu a vermelho esta expressão (que em Inglês indica surpresa) no papel contínuo no qual fora impresso os dados registados pelas máquinas.

Naquele tempo, o sinal tinha todas as condições para o grupo de busca de inteligência extraterrestre SETI começou a investigação intensiva. Infelizmente, o sinal novamente captado e permanece sem explicação, de acordo com uma nota publicada pelo jornal britânico The Guardian .

A possível causa

Agora Professor Antonio Paris, da Universidade de São Petersburgo, no estado americano da Flórida, anunciou que ele tinha resolvido o mistério. Sua pesquisa sugere que a origem do misterioso sinal é de dois cometas: o 266P / Christensen e o 335P/ Gibbs. Estes corpos haviam estado na área da constelação de Sagitário no dia do 'sinal Wowl' foi captado e forte radiação emitida de hidrogénio, um processo natural dos cometas.

Para testar sua teoria propõe uma experiência para observar o sinal dos dois cometas, que vão novamente passar através da área da constelação de Sagitário, em janeiro de 2017 (o 266P / Christensen) e em 2018 (o 335P / Gibbs) .

Para este fim, ele lançou uma campanha para conseguir 10.000 dólares para conseguir obter um telescópio que realize a medição dos sinais dos cometas.

Em caso de não cumprir a sua missão, irá perder a única teoria válida de vida extraterrestre inteligente. Caso contrário, os cientistas do SETI ainda teem a esperança.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...