terça-feira, 5 de abril de 2016

Planeta X, culpado pelas extinções em massa na Terra?

Foto ilustrativa

Os investigadores estimam que o suposto novo membro do sistema solar causa a cada 27 milhões de anos, uma chuva de cometas que poderá ter um impacto sobre o planeta Terra.

O professor de Ciências Matemáticas da Universidade de Arkansas, EUA, Daniel Whitmire, recolheu durante décadas dados de extinções em massa que ocorreram no planeta. Agora, com informação suficiente, ele disse que esses fenómenos poderia ser por causa de uma chuva de cometas causada pelo dominado - chamado Planeta X, assiná-la o portal IFL Science.

Na investigação publicada no Journal of the Royal Astronomical Society, o especialista sugeriu que a cada 27 milhões de anos ocorre uma chuva de cometas que atravessa o Sistema Solar. Este facto foi descoberto em 1984, quando também foi conhecido que o fenómeno tem uma idade de 500 milhões de anos. Mesmo registos geológicos mostram que o fenómeno é bastante regular, com uma variação não superior a 10 por cento.

Para explicar as extinções em massa, os especialistas viajaram por caminhos diferentes. Em primeiro lugar, eles mencionam uma origem extraterrestre, derivada da estrela Nemesis anão perto do Sol. No entanto, esta hipótese foi descartada porque a estrela nunca foi encontrada.

Portanto, uma nova explicação foi procurada numa interacção entre o sistema solar e a Via Láctea: o sol se move verticalmente no plano galáctico, movimento que provoca oscilações na - chamada Nuvem de Oort, enviando o material a uma velocidade elevada para o sol. Este fenómeno ocorre a cada 33 milhões de anos. Assim, também foi descartado.

Portanto, para justificar as extinções em massa a cada 27 milhões de anos, uma outra explicação, que foi encontrada na actividade do Planeta X, que passa através do cinturão de cometas Kuiper, atingindo-os e distribui pelo sistema solar motivo pelo que poderia fazer que eles terem vindo para a Terra e causado os desaparecimentos.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...