quinta-feira, 28 de abril de 2016

Porque cosmonautas russos iam ao espaço armados?

Cosmonauta russo no espaço, 3 de fevereiro de 2016

A lenda que conta que cosmonautas são armados no espaço teve grande repercussão na Internet russa nos últimos anos. Recentemente, foi revelado que não é nenhuma lenda.

Numa entrevista concedida ao portal de notícias Lenta.ru, o cosmonauta russo Sergei Ryazansky mencionou uma faca de mato que anteriormente era uma lâmina de pistola cósmica:

“A pistola foi de três canos, uma arma absolutamente única. Dois canos lisos e um estriado. Suponhamos que haja em torno animais selvagens [no caso de aterragem de cosmonautas em áreas remotas] e é preciso defender-se de uma maneira ou outra”, disse Ryazansky.

A lâmina aguda da pistola podia ser usada como machete em áreas de selva ou um machado para cortar árvores.

“Depois tomaram a decisão que as pistolas já não eram precisas”, confessou o cosmonauta acrescentando que “já não há pistola, mas a lâmina em forma de faca de mato ficou”.

Em outra matéria a Lenta.ru revelou os detalhes sobre esta pistola cósmica. É uma pistola de caça não automática de três canos TP-82 com qual foram armados cosmonautas soviéticos e russos para proteger-se de animais perigosos, elementos criminais, caça e emissão de sinais de luz. 

Entre 1982 e 2006 todos os cosmonautas levaram TP-82 ao espaço e até à EEI. 

Faca de mato M-1 (1962-1972) da NASA

Astronauta Kenneth D. Bowersox e os seus instrumentos
Pistola láser usada por astronautas e cosmonautas

Pistola TP-82

Faca Victorinox

Faca Emerson Specwar usada por astronautas e cosmonautas

O cientista soviético Boris Chertok descreveu no seu livro “Foguetes e Pessoas” um evento que teve lugar em 1965 com o módulo de pouso Voskhod-2 que levava a bordo Aleksei Leonov e Pavel Belyaev.

Os cosmonautas aterraram numa taiga nos Urais do Norte e os bombeiros não conseguiram salvá-los por alguns dias devido às densas florestas e neve.

O escritor descreveu o momento quando uma equipe de resgate viu de helicóptero os ursos que se aproximavam da fogueira onde estavam os cosmonautas.

Tecnologias recentes de navegação permitem aos cosmonautas terem menos razões de levar armas a bordo.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...