terça-feira, 24 de maio de 2016

Arqueólogos encontram "receita" de cerveja produzida há cinco mil anos


Descoberta sugere que chineses já utilizavam a cevada para produzir cerveja

Um grupo de arqueólogos que estudava recipientes de cerâmica encontrados na província de Shaanxi, na China, diz ter descoberto resíduos que indiciam a produção de cerveja há cinco mil anos. Os resíduos permitem reconstruir a primeira "receita" de cerveja da história da China - numa era conhecida como o período Yangshao, no Neolítico

Os restos de cerâmicas encontrados num sítio arqueológico - e datados de 3400 a 2900 aC - revelaram os indícios mais antigos de fabricação de cerveja na China, segundo um artigo publicadono Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

A bebida produzida seria sofisticada e elaborada à base de várias plantas, entre elas a cevada e um tipo de milho. A identificação dos restos de cevada no sítio de Mijiaya, no nordeste da China, "representa a presença mais antiga na China desse cereal proveniente da Europa, o que supõe que seu cultivo no país data de mil anos antes" do que se pensava, afirma o estudo.

"Isso indica que a cevada foi usada durante muito tempo para fazer cerveja antes de se converter em cultivo agrícola", acrescentam os investigadores.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...