sexta-feira, 20 de maio de 2016

ESET lança ferramenta gratuita para remover ransomware

ransomware-feature

As histórias com final feliz também acontecem no mundo da tecnologia. Recentemente os hackers responsáveis pelo TeslaCrypt, um dos mais perigosos ransonwares de sempre, informaram que estão a abandonar as suas actividades maliciosas.

Um responsável pela ESET contactou o grupo, de forma anónima, para obter a chave de desencriptação e surpreendentemente, os hackers tornaram-na pública.

Uma das maiores pragas da actualidade digital é sem dúvida o Ransomware. Esta ameaça informática tem vindo a “assombrar” milhares de utilizadores em todo o mundo e as soluções são poucas ou nenhumas. O ataque é de tal forma eficaz que consegue cifrar os ficheiros dos utilizadores, recorrendo a algoritmos de criptografia muito eficientes e poderosos.

A ESET lançou hoje uma ferramenta de desencriptação para variantes recentes do ransomwareTeslaCrypt. Se tiver sido infectado por uma das novas variantes (v3 ou v4) do conhecido ransomwareTeslaCrypt e os ficheiros encriptados possuírem as extensões .xxx, .ttt, .micro, .mp3 ou permanecem inalterados, então hoje é dia de ficar feliz.


Como referido, os responsáveis pelo ransomware TeslaCrypt tornaram recentemente pública a chave que permite desencriptar a informação que foi cifrada pelo TeslaCrypt.

O feito foi conseguido por um analista da ESET, que contactou de forma anónima o grupo, usando o canal de apoio oficial oferecido às vítimas do ransomware pelos operadores do TeslaCrypt e pediu a chave de desencriptação.

Com esta informação, a ESET criou uma ferramenta de desencriptação gratuita capaz de desbloquear ficheiros afectados por todas as variantes deste rasomware.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...