terça-feira, 3 de maio de 2016

Foi feita uma nova descoberta sobre a água de Marte


Os traços escuros observados em certos períodos na superfície de Marte poderão ser provocados por água que entra em ebulição devido à falta de pressão atmosférica naquele planeta, indicou um estudo hoje publicado na revista britânica Nature Geoscience.

No passado, cientistas colocaram a hipótese de as estrias e sulcos observados em terrenos inclinados em diferentes locais de Marte, também conhecido como Planeta Vermelho, serem formados por fluxos de salmoura, uma solução aquosa saturada em sal que só pode ser formada com a presença de água.

Em setembro último, a agência espacial norte-americana NASA anunciou ter descoberto água em estado líquido em algumas zonas da superfície de Marte.

De acordo com os dados hoje publicados, uma equipa de investigadores franceses, britânicos e norte-americanos, liderada por Marion Massé, investigadora da Universidade de Nantes (França), realizou uma série de experiências numa câmara hiperbárica, onde simulou a pressão atmosférica de Marte e as temperaturas de verão verificadas na superfície terrestre.

Os investigadores colocaram um bloco de gelo numa superfície com uma inclinação de 30 graus e de areia solta. Nas condições terrestres, a água infiltrou-se gradualmente na areia, sem modificar a sua composição.

Mas, nas condições atmosféricas de Marte o resultado foi diferente. A água gelada entrou imediatamente em ebulição e o vapor libertado provocou a projeção de grãos de areia, que posteriormente formaram uma espécie de canais.

"Os fenómenos observados (...) nestas experiências são notavelmente similares aos traços observados em Marte", precisou Wouter Marra, da Unversidade holandesa de Utrecht, que comentou este novo estudo.

O planeta Marte tem uma pressão atmosférica mais baixa que a Terra e por isso a água em estado líquido não é estável, podendo congelar ou entrar em ebulição com grande rapidez.

Na superfície do Planeta Vermelho, a água pode entrar em ebulição a partir dos zero graus Celsius. Sob a pressão atmosférica normal na Terra, ao nível do mar, a água ferve aos 100 graus Celsius.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...