sexta-feira, 6 de maio de 2016

Há um novo vírus perigoso no Facebook


“My first video”, “My Video” ou “Private Video”. Se já recebeu uma destas mensagens de algum dos seus amigos, não a abra. É vírus! Saiba como eliminá-lo

Se nos últimos dias recebeu mensagens estranhas com videos denominados “My first video”, “My Video” ou “Private Video”, não abra. Se já abriu, tarde demais. O seu computador foi apanhado. É o mais recente vírus que está a atacar milhões de utilizadores no Facebook, a maior rede social do mundo. A ESET, empresa pioneira em soluções de cibersegurança, já alertou os utilizadores do Facebook da existência deste novo perigo.

Este vírus consiste em incitar o utilizador a carregar num link que o redireciona para uma página maligna. O seu Facebook, assim que "infetado", irá partilhar um vídeo e identificar os seus amigos, levando-os a cometer o mesmo erro e a ser apanhados também. Desta vez, ao invés de ser partilhado um vídeo no seu mural como aconteceu com outros vírus anteriores, as mensagens nefastas são enviadas através do Messenger. Ao clicar irá abrir uma falsa página do Youtube que lhe pedirá para instalar uma nova extensão para poder visualizar o vídeo. A extensão, que irá recolher os seus dados e encher a sua página com publicações que avariam o seu computador, é uma versão maligna da original “Make a GIF”.

Este tipo de malware (software concebido para realizar ações indesejadas em seu nome) tem sido recorrente e já obrigou o Facebook a criar medidas de seguranças. “Proteger a sua informação pessoal é mais importante que nunca e é por isso que desenvolvemos um número de sistemas automáticos para identificar possíveis links malignos e impedir que se propaguem. Estamos atentos a estas mensagens de spam e a implementar novas defesas para as bloquear da nossa plataforma. Vamos continuar a melhorar os nossos sistemas para assegurar que os utilizadores continuam a ter uma experiência segura no Facebook”, disse à VISÃO fonte da rede social.

SAIBA COMO ELIMINAR O VÍRUS DO SEU FACEBOOK

1. Mude a sua palavra-passe;

2. Analise o seu computador. O antivírus pode não ser suficiente, por isso utilize também um destes softwares de análise gratuitos do Facebook:





3. Atualize o browser do seu computador;

4. Elimine qualquer add-on (por ex.: plugins, extensões) suspeito do seu browser;

5. Elimine todas as publicações partilhadas por si para que os seus amigos não cliquem e o vírus não se espalhe;

6. Elimine todas as identificações que tenha em vídeos do género.

Fonte: Visão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...