quarta-feira, 4 de maio de 2016

Novos detalhes sobre o 'Nono Planeta' desorientam os astrónomos


Revelações recentes sobre o "Nono Planeta Nono' apontam novamente para a existência do hipotético planeta, mas os cientistas não chegaram a um acordo sobre a sua origem.

Os astrónomos do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (EUA) apresentou a pesquisa que mostra novas evidências da existência de um nono planeta no sistema solar. "A evidência sugere que o 'Nino Planeta" realmente existe, mas não se pode explicar precisamente se formou,"disse o astrónomo Gongjie Li, autor principal da pesquisa.

Esta é a segunda vez este ano que os cientistas propõem fundamentos da existência do 'Nono Planeta', um astro com uma massa semelhante à de Neptuno numa órbita elíptica 10 vezes mais longe do Sol do que Plutão. 

No entanto, os investigadores ainda não conseguiram descobrir como este planeta chegou à órbita gravitacional e como pode manter-se ali tão longe. Neste sentido, os astrónomos dividem entre si o planeta poderia ter se formado dentro do sistema solar e desviou-se que o levou à órbita actual.

Li e Fred Adams - coautor e investigador da Universidade de Michigan realizou milhões de simulações de computador para considerar todas as probabilidades e concluiu que o cenário mais provável é que uma estrela que passou pelo lado do astro' e empurrou o 'Nono Planeta' para fora do nosso sistema solar. Essa interacção pode ter levado o planeta a uma órbita mais ampla e torná-la mais elíptica. Segundo os cientistas, este tipo de encontros interestelares poderia ter sido comuns nos estágios iniciais do nosso sistema planetário. Mas os investigadoresadores não estão satisfeitos com os resultados, uma vez que a probabilidade de que ocorreu desta forma é muito baixa.

De acordo com uma outra visão, expressa pelos astrónomos Scott Kenyon, e Benjamin Bromley da Universidade do Utah, o "Nono Planeta' teria-se formado mais próximo do Sol, mas, em seguida, virou-se para Júpiter e Saturno, e força gravitação colocou o planeta numa órbita elíptica grande.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...