quinta-feira, 12 de maio de 2016

O comboio que promete ser duas vezes mais rápido do que o avião


Dá pelo nome de Hyperloop e pode, por exemplo, fazer Lisboa-Porto em cerca 13 minutos. O projeto está a ser desenvolvido nos EUA, mas ainda vai demorar cinco anos até poder transportar pessoas.

Há 113 anos os irmãos Wright colocaram no ar o primeiro avião, o deserto de Las Vegas recebeu a primeira demonstração pública do Hyperloop, ou o comboio do futuro. A ideia nasceu na startup norte-americana Hyperloop One, apoiada por Elon Musk, proprietário da Tesla Motors, e tem como derradeiro objetivo transportar pessoas à velocidade do som, qualquer coisa entre os 1150 e os 1300 quilómetros por hora.

Como? Dentro um tubo, que transportaria o comboio através de um sistema de levitação magnética passiva, mais avançado que aquele que é utilizado no Japão, o Maglev. Por enquanto, em pleno deserto e com um protótipo do tamanho de um carro, a velocidade alcançada foi de apenas 160 quilómetros por hora, quase oito vezes inferior à que era pretendida.

A empresa não baixou os braços e prometeu já para o final do ano uma demonstração à escala e velocidade reais, num tubo com dois quilómetros de longitude.

Nos Estados Unidos, esta evolução significa demorar apenas meia hora entre Los Angeles e São Francisco. Em Portugal, seria qualquer coisa como fazer de Lisboa ao Porto em 13 minutos, caso o transporte possa ser feito em linha reta.

Como qualquer segredo que se quer bem guardado, esta empresa não é a única responsável pela invenção. O desenho final é da autoria de várias empresas espalhadas pelo mundo, muitas delas criadas exclusivamente a pensar neste comboio.

"Hoje estamos um passo mais perto de tornar o Hyperloop realidade", afirmou Rob Lloyd, diretor geral do projeto. "Vamos conseguir transportar carga em 2019 e acreditamos ser capazes de fazer o mesmo com passageiro, e em segurança, em 2021". Segundo a empresa, a sensação de aceleração não seria maior do que a do avião e o consumo de energia promete ser bastante reduzido.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...