sexta-feira, 6 de maio de 2016

Pronto para tremer: um mega terramoto ameaça os EUA


Especialistas têem a certeza de que a falha de San Andrés está "carregada e pronta" para causar um grande movimento sísmico que poderá matar centenas de pessoas.

A falha de San Andrés tem estado muito "calma" desde 1857, quando gerou um terramoto de 7,9 graus na escala Richter. Portanto, o director do Centro sísmico do sul da Califórnia, Thomas Jordan, advertiu que a falha está "carregada e pronta para tremer, " publicou o Los Angeles Times .

De acordo com a análise das placas tectónicas, terramotos a cada 100 anos geram movimentos de cerca de 4,8 metros. No caso da falha de San Andrés, detalharam que tenha acumulado tensão de maneira continuamente por mais de um século.

Então Jordan advertiu que as autoridades estaduais devem estar preparadas para um possível terramoto de pelo menos 8 graus na escala Richter, de modo que devem fortalecer os seus edifícios, aquedutos e redes de telecomunicações.

De acordo com um relatório de 2008 do US Geological Survey, um terramoto de 7,8 graus na parte sul da falha de San Andrés poderia matar 1800 pessoas, ferir 50.000 e danos de 200.000 milhões de dólares.

Esse terramoto, recordam os especialistas, poderia ser estendido por cerca de dois minutos e afectar particularmente o Vale Coachella, Inland Empire e Antelope Valley, mas também têm forte impacto em Los Angeles.

Simulação de um terramoto de 7,8 graus na escala Richter na falha de San Andrés


Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...