quarta-feira, 4 de maio de 2016

Trânsito de Mercúrio: fenómeno raro será visível em Portugal


O alinhamento perfeito entre Sol, Mercúrio e Terra acontecerá na segunda-feira e o Observatório Astronómico de Lisboa terá telescópios à disposição. Nasa fará transmissão na internet

O fenómeno é raro e por isso há que aproveitar para o ver. E escolhas não faltam. Na segunda-feira, dia 9, o planeta Mercúrio vai passar entre a Terra e o Sol e o alinhamento perfeito será visível em Portugal (se a meteorologia ajudar). É um evento que acontece cerca de 13 vezes em cada século e enquanto a NASA está a preparar uma emissão para que mesmo os países asiáticos possam ver o fenómeno, por cá, o Observatório Astronómico de Lisboa vai disponibilizar telescópios para que se possa assistir ao chamado "trânsito" de Mercúrio.

O planeta completa uma traslação do Sol a cada 88 dias. Como a sua órbita é inclinada comparativamente com a órbita da Terra, parece que Mercúrio passa por cima ou por baixo do Sol, como explica o site Astronomy Now. Só quando o planeta está perfeitamente alinhado com o Sol e com a Terra é que o "trânsito" é visível. A primeira vez que foi visto foi a 7 de novembro de 1631, pelo astrónomo francês Pierre Gassendi. O telescópio tinha sido inventado cerca de 20 anos antes.

A última vez que este fenómeno aconteceu foi em 2006 e as próximas duas serão em 2019 e 2032. Mas a deste ano pode ser vista no Campo Grande, em frente ao edifício C8 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde, segundo oObservatório Astronómico de Lisboa, "estarão três telescópios disponíveis, um dos quais mostrará as protuberâncias solares". Também serão colocados telescópios na Tapada da Ajuda.

O fenómeno durará cerca de sete horas. Começará às 12:13 e terminará perto das 19:41. O ponto de maior proximidade será às 15:56. Dada a diferença de tamanho entre o Sol e o planeta, Mercúrio não será mais do que um pequeno ponto preto.

Veja o gráfico animado do trânsito de Mercúrio criado peloObservatório Astronómico de Lisboa.


Para quem não tiver a possibilidade de assistir através de um telescópio, haverá sempre a internet. A NASA está a preparar um emissão especial e irá transmitir o fenómeno durante uma hora. Será ainda possível fazer questões a alguns especialistas através do Facebook e Twitter, utilizando a hashtag #AskNASA.

Para países como o Japão e toda a zona Este da Ásia, assim como a Oceânia e Antártica, a internet será mesmo a única opção para assistir a este fenómeno.

De recordar que fenómenos como este não devem ser vistos sem a utilização de material apropriado, como telescópios ou binóculos com filtros especiais para estas ocasiões.

Como curiosidade o trânsito de Vénus é um fenómeno ainda mais raro. A última vez que foi visível foi em 2012 (em Portugal não foi possível assistir, pois era de noite) e a próxima será apenas em 2117.


Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...