quarta-feira, 29 de junho de 2016

eHighway, a primeira estrada eléctrica do mundo inaugurada na Suécia

eHighway, a primeira estrada eléctrica do mundo inaugurada na Suécia

A Suécia tem uma missão: conseguir fazer que, até 2030, o sector de transportes deixe de utilizar combustíveis fósseis.

No mercado já existem soluções para diminuir as emissões de automóveis privados, como os carros eléctricos e híbridos. Mas uma dos desafios é reduzir a contaminação produzida por camiões de carga que, no país nórdico, representam 15% das emissões de dióxido de carbono.

Por isso, o país está a testar uma solução inovadora: autoestradas elétricas - as primeiras do mundo. Nestas, os veículos pesados podem ser alimentados por uma rede eléctrica graças a um sistema de distribuição de energia parecido com o utilizado nas linhas ferroviárias da Europa.

O projecto, conhecido como eHighway, acaba de ser inaugurado num trajecto de dois quilómetros da autoestrada E16, a norte de Estocolmo.

Utiliza veículos híbridos que contam com um mecanismo instalado no topo do camião, chamado de «pantógrafo inteligente», que é accionado automaticamente quando entra neste trecho da via, ligando-se às linhas de electricidade instaladas sobre a pista.

Diferentemente dos autocarros eléctricos tipo, os camiões podem «desligar-se» da rede quando precisam de trocar de via - para ultrapassar outro veículo, por exemplo.

Nesse caso, o camião volta a usar diesel.

A velocidade máxima que o veículo faz quando conectado à rede eléctrica é de 90 km/h.

«O eHighway é duas vezes mais eficiente que os motores convencionais de combustão interna», explica Roland Edel, engenheiro chefe do departamento de mobilidade da Siemens, a empresa alemã responsável pelo projecto. «A nossa inovação consiste em alimentar os camiões com a energia que vem das linhas (eléctricas).»

Durante o tempo em que estes veículos estão a mover-se com electricidade, não emitem dióxido de carbono e têm uma eficiência de 80%.

Com a tecnologia, «o consumo de energia reduz-se para metade, e a contaminação ambiental local diminui», acrescenta Edel.

E a cada vez que o condutor trava, alimenta a rede eléctrica com a energia cinética que é libertada.

Fonte: DD


Fonte: Youtube

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...