sábado, 18 de junho de 2016

Estrela com possível mega estrutura alienígena será estudada mais aprofundadamente por astrónomos

megaestrutura_alienígena

A estrela mais misteriosa (já encontrada) no Universo é, sem dúvida, a KIC 8462852, ou estrela Tabby, como tem sido referida por astrónomos. De acordo com muitos, lá existe uma mega estrutura alienígena, causando uma diminuição anómala na sua luz, que foi registada por astrónomos ao redor do mundo.

Agora, graças a uma campanha no Kickstarter, astrónomos serão capazes de estudar a estrela e a enigmática diminuição da sua luz, durante um ano, para desvendar o mistério.

Mas seriam estas diminuições na sua luz causadas por uma civilização alienígena super avançada?

Bem, iremos descobrir, pois os astrónomos levantaram 100.000,00 dólares via Kickstarter, para observar esta enigmática estrela em detalhe.

Como já pode imaginar, observações astrónomos profissionais não são baratas. O tempo de uso de um telescópio não está fácilmente disponível, e quando está, não é barato. É por isto que os astrónomos estão realmente empolgados após levantarem mais de 100.000,00 dólares com a campanha Kickstarter, que permitirá monitorizar detalhadamente a estrela oficialmente chamada KIC 8462852, também conhecida como Estrela Tabby, em homenagem à astrónoma Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale.

Entre muitos astrónomos, Boyajian e seus colegas acreditam que há uma possibilidade (embora muito pequena) de que esta estrela possa estar rodeada por algum tipo de mega estrutura alienígena avançada, criada para colher a energia da estrela.

A 16 de junho, Boyajian escreveu:

“Vocês são todos espectaculares! CONSEGUIMOS!

…Todo centavo levantou mais de 100.000,00 dólares da meta para observar a estrela por mais tempo mais de um ano, que foi planeado na descrição do projecto. Defacto, quanto mais estendermos a monitorização observacional da estrela, melhor serão as chances de ‘pegá-la’ quando seu brilho diminuir, e captar numa queda de brilho é criticamente importante para a compreensão e caracterização do que está acontecendo naquele sistema!”

Boyajian e seus colega planeia comprar ‘tempo de telescópio’ num número de telescópios menores ao redor do globo, o que os permitirá monitorizar apropriadamente a estrela e tudo ao seu redor, por um período de mais de um ano. O tempo do projecto poderá aumentar, se mais recursos forem agregados pela sua campanha Kickstarter.

O que realmente está acontecendo com a KIC 8462852? Bem, astrónomos não sabem realmente, e é por isto que eles começaram a campanha Kickstarter, na esperança de conseguirem desvendar o porquê da estrela variar o seu brilho. As anomalias foram primeiramente detectadas em observações no Projecto Planet Hunters (Caçadores de Planetas), com dados do telescópio espacial Kepler.

Curiosamente, a luz da estrela variou o seu brilho muitas vezes e de forma aleatória, sugerindo que há algo ao seu redor bloqueando a sua luz.

Porém, uma mega estrutura alienígena não é a única teoria que poderia explicar as quedas anómalas de brilho.

Até mesmo o físico teórico Michio Kaku acredita que a mega estrutura em potencial ao redor da misteriosa estrela poderia ser “a maior história dos últimos quinhentos anos!”

De acordo com o Dr. Kaku, “esta estrela está quebrando todas as regras” e “teremos que reescrever os livros de astronomia” para pensar algo diferente.

“Basicamente, se um planeta ocultar uma Estrela Mãe – está na frente da Estrela Mãe – a luz estelar diminui talvez um por cento, no máximo – porém a luz estelar tem diminuído vinte e dois por cento”, explicou o Dr. Kaku numa entrevista.

“Há um objecto colossal, gigantesco, de algum tipo, bloqueando a luz desta estrela. Descartamos todas as suspeitas normais: planeta invasor, cometas, asteróides, e a única coisa que sobrou é uma ‘super estrutura alienígena’ de algum tipo. Estamos falando sobre aquilo que é chamado de Civilização Tipo dois, a qual poderia construir uma esfera gigante (Esfera de Dyson), possivelmente maior do que Júpiter, para absorver a luz solar, a fim de produzir energia, e isso vem exactamente da ficção científica”, adiciono o Dr. Kaku.

O mistério ao redor da queda de brilho anómalo da KIC 8462852 ficou ainda maior, quando um astrónomo da Universidade Estadual de Louisiana divulgou um estudo em janeiro, anunciando que a estrela Tabby tinha diminuído o seu brilho 22 por cento sobre os últimos cem anos – sugerindo que uma explicação natural não poderia ser aplicada, e que isto é consistente com a ideia de uma raça extraterrestre avançada gradativamente convertendo o material solar da estrela em uma gigantesca mega estrutura, a qual tem estado absorvendo a energia da estrela por mais de 100 anos. De forma interessante, este estudo foi aceito para publicação no periódico Astrophysical Journal.

Assim, agora que os pesquisadores levantaram 106.541,00 dólares, serão capazes de estudar a estrela por um período de mais de um ano, o que irá ajudá-los a compreender o que está causando a enigmática queda de brilho na luz da Estrela Tabby.

Fonte: OVNI Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...