domingo, 26 de junho de 2016

Saiba quando nasceram as principais cidades do mundo


Max Galka mostra, através de vídeo, dados como tudo se processou segundo um estudo da Universidade de Yale.

Ao longo do tempo tem sido difícil determinar em que momento preciso as maiores cidades da actualidade assumiram características que permitissem colocá-las nesse patamar. Agora, um estudo de investigadores da Universidade norte-americana de Yale, divulgado através da "Scientific Data", permite estabelecer essa altura, tendo em conta dados como dimensão e densidade populacional das referidas cidades num percurso que remonta a civilizações antigas.

Organizando informação oriunda de inúmeros estudos antigos, vários deles que ainda estavam por digitalizar, os pesquisadores foram capazes de reunir o maior conjunto de informações relativas à população urbana à escala mundial na História da Humanidade, contribuindo para a compreensão de como tem sido feito o desenvolvimento das cidades nos últimos seis mil anos.

E foi com base nesses dados que Max Galka preparou um vídeo onde é mostrado em que momento cada uma das referidas cidades apareceu em termos mundiais, designadamente com base no nível de população necessário para disporem do estatuto de cidade. Nesse vídeo, condensado em poucos minutos e que pode ver aqui, aprecia-se o modo como evoluiu a urbanização num período de séculos.

Galka apresenta ainda, no seu site, outra informação num mapa e deixa 'links' para que se chegue ao estudo. "Em 1960, só 34% do mundo vivia em cidades e, até aqui, o resumo mais fidedigno sobre população urbana, organizado pelas Nações Unidas, recorria a informação apenas a partir de 1950", referiu. "Com o novo estudo torna-se viável avaliar a história das cidades num intervalo de tempo incomparavelmente superior", sintetizou.

Fonte: Economico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...