quarta-feira, 13 de julho de 2016

Cansado de 2016? Este ano será mais longo do que os outros

Cansado de 2016? Este ano será mais longo do que os outros

O ano de 2016 terá um segundo a mais do que o normal para sincronizar novamente os relógios com o irregular movimento de rotação do planeta.

O anúncio foi feito pelo Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (Iers, na sigla em inglês), entidade sediada em Paris, em França. Com isso, o próximo dia 31 de Dezembro acabará apenas às 23h59m60s, atrasando o Ano Novo em um segundo. 

O ajuste deve-se aos relógios atómicos que marcam o Tempo Universal Coordenado (UTC), fuso que serve de referência para determinar os horários de todas as zonas do planeta. Como eles são extremamente precisos, muitas vezes perdem a sincronia com a rotação terrestre, progressivamente reduzida por causa da atracção gravitacional exercida pelo Sol e pelo movimento do "núcleo de ferro" do nosso planeta. 

Essas variações são monitorizadas pelo Iers, que se baseia na luz proveniente de galáxias situadas a milhares de milhões de anos-luz de distância. Quando a diferença entre os dois marcadores passa de 0,9 segundos, é acrescentado um segundo ao UTC - ou retirado, dependendo da ocasião. 

Primeiro ajuste na década de 1970
Tal ajuste foi feito pela primeira vez em 30 de Junho de 1972 e repetiu-se 25 vezes desde então - o último foi em 30 de Junho de 2015. Como essas mudanças arriscariam tornar caóticos os sistemas informáticos de todo o mundo, foi estabelecido que os segundos artificiais só podem ser adicionados ou removidos no fim de Junho ou Dezembro. 

Também é preciso avisar com seis meses de antecedência para que todos possam se adequar à nova hora oficial.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...