terça-feira, 12 de julho de 2016

Grande terramoto do ano pode acontecer nos próximos meses



As estatísticas mostram que todos os anos, com raras excepções, a Terra produz um intenso terramoto acima de 8 magnitude. Este ano esse evento ainda não ocorreu, o que pode significar que um tremor mais forte pode acontecer nos próximos meses.

Estatísticas sísmicas desde 1979 elaborada a partir de banco de dados de terramotos pertencente a Apolo11.com.

Esta informação está baseada em observações desde 1900, que registou a média de 1 forte terramoto todos os anos.

Neste século, com excepção do ano de 2002 e 2008, a Terra foi acometida de 21 terramotos iguais ou superiores à magnitude 8.0, incluindo o poderoso mega terramoto de 9.1 magnitude de Sumatra em 2004, o evento de 8.8 magnitude em Bio-Bio, no Chile, em 2010 e o mais recente tremor de 9.0 em Honshu, no Japão e que causou o terrível acidente nuclear de Fukushima.

Todos esses abalos ocorreram no chamado "Anel de Fogo" e produziram ondas gigantes, chamadas tsunamis.


Em rosa vemos o cinturão sísmico conhecido como "Anel de Fogo", onde se concentra a maior parte da actividade sísmica e vulcânica do planeta.

Previsão versus Estatísticas
Prever terramotos e sua possível localização ainda não é possível, mas a observação de valores ao longo do tempo pode revelar pressões tectónicas em crescimento e que "estatisticamente" podem ser libertadas. É o caso de 2016, em que até o mês de julho não ocorreu nenhum evento significativo igual ou maior que 8.0 magnitude.

Considerando que em todos os anos acontece peloo menos 1 evento desse porte, é de se esperar que um forte tremor ocorra nos próximos seis meses em alguma região próxima ao anel de fogo, que compreende boa parte do planeta.

É importante destacar que essa informação não é e nem pretende ser uma previsão de terramoto, mas uma avaliação baseada em dados observados desde 1900 e que constata a ausência de qualquer tremor significativo num período de seis meses e que estatisticamente deveremos ter ao menos um evento até o final do ano, como observado nos últimos 116 anos.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...