quarta-feira, 6 de julho de 2016

Os três passageiros surpreendentes da sonda Juno


Figuras LEGO foram moldadas com uma liga de alumínio extremamente resistente para que resistissem à dura viagem

O astrónomo Galileu Galilei, o deus romano Júpiter e a deusa sua esposa, Juno, estão em órbita do maior planeta do sistema solar a bordo da sonda Juno. As figuras de LEGO têm quase quatro centímetros de altura (3,81) e pretendem inspirar as crianças de todo o mundo a explorarem a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática, explica a NASA no seu site.

Galileu, que descobriu quatro dos maiores satélites de Júpiter (as Luas de Galileu), viaja acompanhado do seu leal telescópio. Já Juno segura uma lupa que simboliza a procura pela verdade e Júpiter o seu tradicional relâmpago.

As figuras moldadas com uma liga de alumínio extremamente resistente - em vez do plástico amarelo tradicional - integram o programa educacional "Bricks in Space" (Tijolos no Espaço, numa tradução literal) que une a Agência Espacial Americana e o Grupo LEGO numa mesma missão: a de encantar as futuras gerações de cientistas.

A sonda Juno, cuja viagem começou em 2011, investigará as origens, estrutura, atmosfera e magnetosfera de Júpiter, permitindo pela primeira vez uma visão detalhada dos polos do planeta. Em fevereiro de 2018, a sonda mergulhará no turbilhão da atmosfera jupiteriana para que se recolham dados até ao último minuto e se evite a queda acidental em algumas das luas de Júpiter.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...