quarta-feira, 13 de julho de 2016

Projecto da NASA decifra «mensagem em código morse» na superfície de Marte

Projecto da NASA decifra «mensagem em código morse» na superfície de Marte

«NEE NED... DEIBEDH SIEFI EBEEE»… não entendeu nada? É que a frase está em marciano, ou algo parecido: é uma parte do código morse formado por pontos e linhas de dunas perto do Polo Norte marciano.

Não é a primeira vez que os cientistas detectam esse padrão nas areias de Marte, mas novas imagens, captadas a 6 de Fevereiro, mostram com mais clareza e detalhe a topografia única da região.

Com isso, a cientista da Universidade do Arizona Veronica Brayn conseguiu "traduzir" a "mensagem" - mas muitos ficaram decepcionados porque, se estão a tentar falar connosco, os marcianos precisam de se esforçar mais: eles não estão a usar nenhuma língua falada na Terra.

Na verdade, ainda que tenham causado alvoroço entre algumas pessoas que acreditam em objectos não identificados e teóricos da conspiração, os pontos e a linhas formaram-se de maneira natural, a exemplo do que ocorre com as dunas de desertos na Terra. Eles foram moldados pela direcção do vento.

Num comunicado para a imprensa, a NASA explicou que o acentuado padrão das dunas deve-se ao facto da topografia particular do local: uma depressão circular, provavelmente formada pelo impacto de um asteroide, e que tem uma quantidade limitada de areia para ser arrastada pelo vento.

O resultado são as distintas linhas e pontos captados pela câmara da Experiência Científica de Imagens de Alta Resolução (HiRISE, na sigla em inglês), que está a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter, que fotografa o Planeta Vermelho desde a última década.

As imagens dão pistas sobre a complexidade dos padrões eólicos de Marte.

As linhas largas são formadas por ventos bidirecionais, ventos que sopram em ângulos directos contra a duna.

Com o tempo, o vento que sopra de uma ou outra direção espalha o material como um funil em forma de largas e escuras linhas que podem ser vistas nas imagens detalhadas.
Já os pontos, conhecidos como dunas "barcanoides", são um pouco mais misteriosos.

Os geofísicos acreditam que estes se formam quando a produção de dunas lineares é subitamente interrompida.

Mas os cientistas da NASA não estão muito seguros do que se trata, e é precisamente por isso que estão a fotografar a região.

Com mais observação, os geofísicos esperam poder saber mais sobre como se formam as dunas da superfície de Marte e o que isso pode revelar sobre a possibilidade de, um dia, habitarmos o planeta.

Enquanto isso, a cientista Veronica Bray, que integra o projecto HiRISE, traduziu a mensagem em código Morse e isso é o que dizem as misteriosas areias de Marte: NEE NED ZB 6TNN DEIBEDH SIEFI EBEEE SSIEI ESEE SEEE !!

Antes de “pegar” no dicionário interestelar, saiba que a mensagem não é nada mais que um momento de diversão entre geofísicos que levam os seus estudos muito a sério.

Mas a séria interpretação científica das areias de Marte poderá ajudar a entender melhor o que poderia ser viver numa futura base neste planeta.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...