quarta-feira, 13 de julho de 2016

Tatuagem electrónica criada em Israel monitoriza emoções do rosto

Tatuagem electrónica criada em Israel monitoriza emoções do rosto

Especialistas em nanotecnologia da Universidade de Telavive, em Israel, desenvolveram uma «tatuagem» electrónica que monitoriza os movimentos musculares do rosto. O invento é feito com um eléctrodo de carbono preso à pele com um adesivo, além de um revestimento com um polímero condutor para aprimorar o desempenho do eléctrodo.

Segundo o anúncio, o eléctrodo grava «um sinal forte e constante por horas a fio sem irritar a pele». As expressões faciais são registadas por meio de sinais eléctricos que passam pelos músculos do rosto.

Para os criadores, a tatuagem poderá ter aplicações na medicina, como por exemplo na reparação de nervos e de tecidos, além de «levar a novas descobertas sobre a nossa vida emocional», segundo o anúncio. Citam ainda o uso em negócios e marketing, para testar reacções do público a anúncios e outros estímulos.

Além disso, os dados recolhidos poderiam indicar o estado de alerta de condutores na estrada, o nível de controlo muscular de pacientes em recuperação após um acidente vascular ou lesão cerebral, ou médicos podem empregar o eléctrodo em amputados que queiram mover membros artificiais com os músculos restantes.

«Pesquisadores de todo o mundo estão a tentar desenvolver métodos para emoções de mapeamento através da análise de expressões faciais, principalmente por meio de fotos e software inteligente. Mas o nosso eléctrodo fornece uma solução mais directa e conveniente», disse Yael Hanein, chefe da equipa que criou a tatuagem.

«A nossa tatuagem permite que os pacientes continuem com as suas rotinas diárias, enquanto o eléctrodo monitoriza a sua actividade muscular e nervosa», disse Hanein. «A ideia é: colá-la em si e esquecê-la.»

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...