domingo, 31 de julho de 2016

Tecnologia 3D leva-nos à Antiguidade ibérica

Ullastret, Espanha

A colaboração estreita entre professores e animadores 3D permite grandes avanços na popularização do património arqueológico.

Com ideia de ampliar o património público no sítio arqueológico ibero de Ullastret, localizado em Girona, Espanha, foi aberta uma sala de imersão que permite fazer uma viagem virtual a esta cidade antiga em cerca do ano 250 a.C., segundo informa o Ara.cat.

Os técnicos seleccionaram este preciso momento da história devido a ele ser melhor conhecido do que os outros e possibilitar criar uma atmosfera mais autêntica da época: a paisagem que rodeava a cidade, a localização dos lagos, campos de cultivo e caminhos que levavam à fortaleza. A recriação contém todo um luxo de detalhes, como os teares usados na época, os moinhos de grãos, os fornos a lenha e os produtos de cerâmica que tinham os habitantes da Península Ibérica há mais de dois milénios em suas casas.

A recriação em 3D da cidade de Ullastret, há 2.200 anos, é o maior avanço tecnológico no campo das pesquisas arqueológicas com 3D registado até à data relativamente às cidades iberas.

A sala de mergulho do sítio de Ullastret tem umas dimensões aproximadas às de um quarto de uma das casas da cidade: 10 metros quadrados. Além disso, está equipada com três telas que envolvem o público e um sistema de áudio 3D criados para a "imersão" do espectador. O projeto custou cerca de 100.000 euros.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...