sábado, 2 de julho de 2016

Uma daquelas ilusões de dar a volta à cabeça


Professor japonês ficou em segundo lugar num concurso de ilusão de ótica com cilindros que são prismas, ou os prismas que são cilindros quando vistos ao espelho. Veja o vídeo

Já se sabe que de quando em vez lá surge um vídeo ou uma fotografia que deixa muita gente de boca aberta e que, naturalmente, gera longas discussões na internet. Agora há mais um vídeo para juntar à lista daqueles que nos deixa pasmados.

Afinal são cilindros ou prismas retangulares? É esta a questão que fica ao ver-se a ilusão de ótica criada por um professor de engenharia japonês, que lhe valeu o segundo prémio no concurso de Melhor Ilusão do ano, por uma organização que promove a investigação científica da forma como os neurónios relacionam perceção e cognição, a Neural Correlate Society.

Kokichi Sugihar foi o autor da ilusão que nos mostra como prismas ficam redondos quando vistos no espelho e que quando é ao contrário, os cilindros são prismas no espelho... O melhor é ver o vídeo.


No fundo é tudo uma questão de perceção, pois a ilusão apelidada de "cilindros ambíguos" funciona dependendo do ângulo em que ela é vista.

E não é a primeira vez que Sugihar surpreende na internet com uma ilusão do género.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...