segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Nova teoria sugere que é possível escapar de um buraco negro

Nova teoria sugere que é possível escapar de um buraco negro

Buracos negros: vórtices enormes de escuridão que destroem todos os átomos do seu corpo. Certo? Talvez não. Um novo trabalho teórico de investigadores do Instituto de Física Corpuscular, em Espanha, sugere que pode ser possível escapar de uma jornada a um buraco negro com todas as suas células no lugar. A má notícia é que provavelmente morreria à mesma… e chegaria a outro universo.

Uma das maiores dificuldades da física de um buraco negro é entender o que acontece no centro dele, numa região conhecida como singularidade gravitacional. Aqui, espaço e tempo esticam em direcção ao infinito e as leis normais da física não se aplicam.

O novo estudo oferece uma solução para isso, ao tratar os buracos negros como objectos com estruturas como a de cristais, e as singularidades como pequenos defeitos geométricos. Usando esse modelo, os cientistas obtiveram uma descrição matemática de um buraco negro no qual o centro é uma superfície pequena e esférica. Isso, dizem eles, pode ser interpretado como um buraco de minhoca.

Hipoteticamente, uma pessoa pode entrar nesse buraco de minhoca, mas não sem antes ser esticada pelas forças extremas do buraco negro até se tornar ao equivalente a um esparguete humano. (Há um termo técnico para esse fenómeno chamado “espaguetificação“). Depois de passar pela singularidade e parar noutro universo, volta ao seu tamanho normal, sem se sentir muito pior do que se tivesse sido atirado para um triturador de carne e remodelado depois. Noutras palavras, morreria, mas o seu corpo continuaria inteiro.

Obviamente, a melhor forma de testar a hipótese de que buracos negros são máquinas gigantes de esparguete de outra dimensão é enviando alguma cobaia para lá. Alguém se candidata?

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...