segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Robôs começam a patrulhar um dos maiores aeroportos da China

Robôs começam a patrulhar um dos maiores aeroportos da China

O aeroporto da cidade chinesa de Shenzhen, no sul do país, vizinha de Hong Kong e uma das que têm maior tráfego aéreo, colocou robôs a patrulhar um dos seus terminais, um dos primeiros lugares públicos na China a contar com guardiães automatizados.

Segundo o jornal oficial Diário do Povo, estes aparelhos, designados Anbot («an» significa «segurança» em chinês), têm um aspecto ovoidal e não humanoide demais, que lembra mais o R2D2 de «Star Wars» ou o Dalek da série «Doctor Who».

A «cara» dos robôs tem uma tela digital e uma câmara de alta definição capaz de fazer imagens dos viajantes para ser analisadas.

A sua função é, por enquanto, muito semelhante à de uma câmara de segurança, só que com maior mobilidade - pode deslocar-se a uma velocidade até 18 km/h - e é dotado ainda de uma «arma» de defesa (um braço na sua parte inferior capaz de fazer descargas elétricas para neutralizar potenciais inimigos).

O Anbot foi desenvolvido por uma universidade chinesa ligada ao exército na cidade central de Changsha, e também pode ser utilizado como vigilante em escolas e bancos.

Também é capaz de procurar explosivos, armas e drogas, e o seu preço por unidade ronda os 100 mil iuanes (cerca de 1,35 mil euros).

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...