quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Análise de lua de Marte acelera planos de defesa da Terra

Análise de lua de Marte acelera planos de defesa da Terra

O objeto responsável pela cratera conhecida como Stickney na lua de Marte podia causado grandes estragos ao nosso planeta.

Além de iniciativas de colonização de Marte, os astrónomos também estão preocupados com a capacidade de proteger a Terra. Por isso mesmo, um grupo de investigadores do Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) encontra-se a estudar a lua de Marte, Phobos, para apurar a importância de ter disponível um sistema de defesa contra asteróides que possam entrar em rota de colisão com o nosso planeta.

Está a ser analisada com especial atenção a cratera Stickney, com um diâmetro de cinco quilómetros e que terá alegadamente sido causada pelo impacto de um objeto com cerca de 250 quilómetros de diâmetro a viajar a uma velocidade de 21 mil quilómetros. A investigação pretende perceber o efeito do impacto deste objeto na Phobos de forma a prever o que seria sentido na Terra. Pode ver o vídeo da simulação do impacto em cima.

“Algo tão grande e rápido como o que causou a cratera Stickney teria um efeito devastador na Terra. Se a NASA vir asteróides potencialmente periogosos a vir na nossa direção será essencial garantir que são capazes de o desviar. Teremos apenas uma oportunidade e as consequências não podiam ser mais graves”, comentou de acordo com o BGR um dos investigadores do LLNL, Megan Bruck Syal.

Fonte: NM


Fonte: Youtube

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...