quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Cientistas revelam os maiores dinossauros da Ásia Central

Titanossauro, maior dinossauro exibido no Museu Histórico Nacional em Nova York, 2016

O paleontólogo do Instituto Zoológico da Academia de Ciências da Rússia (RAN), Aleksandr Averianov, e seu colega do Instituto Smithsoniano em Washington, EUA, Hans-Dieter Sues, descobriram que os maiores dinossauros que habitaram a Terra eram titanossauros – lagartos herbívoros gigantescos, revela a revista científica Cretaceous Research.

Nos últimos anos, os arqueólogos conseguiram encontrar grande número de fósseis de grandes dinossauros nos países da Ásia Central. Mas todas essas descobertas, até o momento, não foram estudadas detalhadamente.

Segundo o paleontólogo russo Aleksandr Averianov, ossos e dentes de dinossauros estão fragmentados, dificultando assim a pesquisa sobre seus tamanhos e espécies.

Os paleontólogos ficaram presos de surpresa quando perceberam semelhança entre os dentes encontrados durante expedição com outros descobertos na década de 90, no deserto de Kizilkum, pois são parecidos com os de titanossauros, que têm peso aproximado de 100 toneladas e cumprimento de 25-30 metros. Tais fósseis são achados com frequência no sul da Argentina, na Patagônia e no norte da China. 

Uma pesquisa revelou que os fósseis de titanossauros, cujos dentes e vértebras são parecidos com os dos titanossauros da China, foram encontrados em várias partes de Kizilkum e em outras regiões da Ásia Central. Isso indica que essas criaturas eram os maiores dinossauros da sua época. Segundo as estimativas, cerca de 200 espécies de animais antigos foram descobertas na Ásia Central. Sua pesquisa, segundo os cientistas, permitirá "dar uma olhada no passado e ver a natureza como ela era há 90 milhões de anos".

Ler mais AQUI  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...