sábado, 5 de novembro de 2016

Astrónomos brasileiros descobrem dois novos planetas perto de estrela parecida com Sol

Astrónomos brasileiros descobrem dois novos planetas perto de estrela parecida com Sol

Uma equipa de cientistas liderada por astrónomos brasileiros anunciou a descoberta de dois novos planetas que orbitam em torno de uma estrela com caraterísticas semelhantes ao Sol, escreve a imprensa local.

Segundo o portal de notícias G1, os dois exoplanetas -- planetas situados fora do sistema solar -- denominados de ‘super-Neptuno’ e ‘super-Terra’, que orbitam a estrela conhecida como HIP 68468, figuram entre os primeiros descobertos por equipas lideradas por astrónomos brasileiros, após a descoberta de um planeta semelhante a Júpiter anunciada no ano passado.

Jorge Melendez, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, que liderou a investigação, explicou que um dos principais objetivos do estudo, publicado pela revista Astronomy & Astrophysics, era comparar o sistema solar com outros sistemas planetários.

Segundo o astrónomo, o ambiente planetário em torno da estrela HIP 68468, com caraterísticas semelhantes ao Sol, fica a 300 anos-luz de distância da Terra, é muito diferente.

Os novos planetas, apesar de terem uma massa comparável às da Terra e de Neptuno, orbitam a uma distância muito próxima da sua estrela, o que levanta a possibilidade de terem migrado de uma região mais externa para a região mais interna desse sistema planetário, escreve o G1.

“Se os planetas migrassem no Sistema Solar, o nosso planeta ficaria desestabilizado, com órbita caótica e risco de colidir com outro planeta, ser ejetado do Sistema Solar ou em direção ao Sol”, explicou o astrónomo citado pelo mesmo portal.

A descoberta dos dois novos planetas foi possível devido a observações, feitas durante 43 noites entre 2012 e 2016, através de um sofisticado instrumento acoplado no telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO), que fica no deserto do Atacama, no Chile.

Diário Digital com Lusa

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...