sábado, 26 de novembro de 2016

Geólogos fazem descoberta única. 49 buracos gigantes encontrados


Cavernas com mais de 100 metros de profundidade e diâmetro encontradas na China

Nos últimos quatro meses, 49 buracos gigantes de relevo cársico foram encontradas em Hanzhong, no nordeste da província de Shaanxi, China, anunciou esta quinta-feira Wang Weihua, diretor do Departamento de Terras e Recursos daquela província.

Este tipo de caverna distingue-se por ser de grande dimensões (com mais de 100 metros de comprimento e de diâmetro) e em profundidade, enquanto as cavernas ditas tradicionais se prolongam horizontalmente.

Wang Weihua contou a um jornal chinês que das cavernas encontradas, a maior tem um diâmetro de 520 metros, 18 têm uma profundidade entre 300 e 500 metros e as restantes mais de 100 metros em diâmetro e profundidade.

O diretor do Centro de Pesquisa Geológica, Luo Qianzhou, explicou que, devido à dificuldade em chegar até às cavernas, estas se encontram bem preservadas.

Além das cavernas, os geólogos encontraram nessa zona mais de 10 tipos de plantas raras, florestas primitivas e esquilos voadores gigantes.

"Especialistas concordaram que as cavernas encontradas em Hanzhong são raras, completas e espetaculares. Fazem parte dos padrões geológicos internacionais e têm potencial cientifico e valor turístico", explicou Wang Weihua garantindo que o Governo já começou a trabalhar na preservação destas cavernas.

Atualmente existem cerca de 130 cavernas deste género (com dimensões gigantescas) por todo o mundo, com mais de 90 localizadas na China.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...