quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Já imaginou um smartphone que conseguisse detetar vários tipos de cancro?


O equipamento está a ser desenvolvido por investigadores da universidade de Washington State, liderados pelo professor assistente Lei Li.

Todos sabemos que a Apple tem planos ambiciosos no que diz respeito à indústria da saúde, mas não é a única companhia que tem estado a tentar integrar os smartphones no campo da medicina. Na verdade, uma equipa liderada por Lei Li na universidade de Washington State, desenvolveu um equipamento que tem a capacidade de detetar cancro “quase instantaneamente”, conta o 9TO5Mac.

Anunciada a novidade através do site desta universidade, este ‘laboratório ambulante’ permite analisar até oito amostras diferentes ao mesmo tempo. Significa isto que cancros como dos pulmões, próstata, fígado ou peito, seriam facilmente detetados.

“A equipa criou um espectrómetro de oito canais que deteta células identificáveis no cancro. Apesar de espectrómetros em smartphones já existirem, eles só conseguem medir uma amostra de cada vez”, pode ler-se no site da universidade.

O investigador principal disse ainda que este equipamento seria “bastante útil em clínicas e hospitais (…) ou para médicos no estrangeiro ou que se encontram em áreas remotas”. “Eles não podem levar consigo um laboratório inteiro. Eles precisam de um aparelho que seja portátil e eficiente”, acrescentou.

Até agora Li já testou este modelo com um iPhone 5, mas está a tentar encontrar uma versão mais adaptável que funcione com qualquer smartphone. Através da fotografia que se segue consegue perceber mais detalhadamente como esta nova máquina funciona e como a câmara fotográfica é integrada.

Notícias ao Minuto

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...