quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Rover planetário Curiosity descobre estranho meteorito metálico em Marte

Robô móvel Curiosity em Marte

O rover planetário Curiosity encontrou um meteorito metálico com forma estranha na superfície de Marte, informa o portal Gizmodo.

Segundo a fonte, o rover achou um corpo celeste pequeno na semana passada, no monte Sharp. 

Não é a primeira vez que o Curiosity descobre meteoritos no Planeta Vermelho, mas esse atraiu atenção por ter uma forma redonda com superfície lisa e sulcos profundos. O diâmetro do meteorito, baptizado de Egg Rock, é de quatro centímetros. 

Egg Rock, o último meteorito encontrado pela Curiosity

Segundo os cientistas da Universidade do Estado do Arizona, o meteorito descoberto é composto de ferro-níquel e antes pertencia ao conjunto de asteróides de Marte. Por conta das condições especiais do planeta, meteoritos caídos na superfície do planeta podem conservar sua aparência original durante milhões de anos, pois eles não se oxidam, revela Gizmodo. 

O rover planetário Curiosity que possui seis rodas e pesa cerca de 900 quilos, iniciou sua viagem para Marte em novembro de 2011, alcançando o Planeta Vermelho em 6 de agosto de 2012 nas proximidade da cratera de Gale. Embora não haja um prazo exacto para a conclusão da missão do Curiosity, sua missão principal está prevista para ser realizada durante um ano marciano, ou seja, 687 dias.

Ler mais AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...