terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Airbus apresenta o primeiro carro voador em 2017


A Airbus está a desenvolver automóveis voadores autónomos e conta que o primeiro protótipo comece a voar no final de 2017.

A empresa está a desenvolver veículos voadores para cidades em vários projetos que se interligam, com o objetivo de diminuir o congestionamento urbano.

A Airbus está a construir um carro voador com piloto automático, que se destina a transportar um passageiro e mercadoria. Este veículo está a ser concebido, desde fevereiro de 2016, no âmbito do projeto Vahana (significa, em hindu, aquela que transporta ou carrega), que está ao cargo da A3, empresa do Grupo Airbus dedicada à inovação, e prevê-se que vá voar no final de 2017.

De acordo com Rodin Lyasoff, diretor executivo da A3, muitas das tecnologias necessárias para a Vahanna já existem, ou quase. No entanto, poderão surgir atrasos no que diz respeito ao piloto autónomo, porque ainda está em fase de desenvolvimento.


Contudo, Vahana não vai ser o único projeto que nos vai fazer olhar para o céu em 2017. A Airbus Helicopters assinou, este ano, um acordo com as autoridades de Singapura para a implementação do projeto Skyways.

O objetivo passa por, em meados do próximo ano, testar um sistema de entregas de pequenos volumes, como um drone comercial, em modo autónomo, no campus da Universidade Nacional de Singapura, para avaliar a eficiência e eficácia económica, assim como a segurança da pilotagem automática nas grandes cidades.

Segundo a Airbus, o acordo antecipa ainda que, caso o protótipo Skyways seja um sucesso, Singapura vá também acolher o CityAirbus para a fase de testes, um projeto inovador que está a ser criado pela Airbus Helicopters.

O CityAirbus é um veículo voador, com várias hélices, que, tal como um táxi, se destina ao transporte de passageiros. Este automóvel também será autónomo e vai beneficiar diretamente da Vahanna e da Skyways, sendo pilotado por uma pessoa na fase inicial.

O táxi do futuro destina-se, ao contrário de Vahanna, a múltiplos passageiros e estima-se que os custos por viagem não ultrapassem os valores que são praticados pelos táxis normais, encurtando o tempo de viagem.

Tom Enders, presidente do grupo Airbus, afirmou que, num futuro não muito distante, vamos ter a possibilidade de requisitar, a partir de um smartphone, um táxi voador autónomo, sem piloto, que vai pousar à nossa porta de entrada.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...