segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Astrónomos revelam estrela 'gêmea' do Sol que devorou metade de seus planetas

Primeiro eclipse solar de 2016

Na constelação de Centauro, os cientistas encontraram uma estrela extremamente invulgar que, pelo seu peso e luminosidade, é parecida com o Sol, e ao longo dos últimos vários bilhões de anos tem devorado ao menos a metade de todos seus planetas, diz a matéria publicada pela revista Astronomy & Astrophysics.

"Esta descoberta não quer dizer que o mesmo aconteça à Terra em algum período próximo. Por outro lado, a nossa descoberta é uma prova de que os sistemas planetários podem passar por períodos muito tempestuosos e brutais, e isto bem poderia acontecer também no nosso Sistema Solar", afirmou Jacob Bean da Universidade de Chicago, nos EUA, citado pela Astronomy & Astrophysics.

Bean e seus colegas fizeram esta descoberta ao vigiar a estrela HIP68468, situada à distância de apenas 300 anos-luz da Terra em direcção à constelação do Centauro, e ao usar o dispositivo HARPS, capaz de encontrar planetas pelos desvios dentro do espectro sideral, que surgem devido à sua interacção gravitacional.

Ao estudar o espectro deste astro, que pelo tamanho, luminosidade e idade é parecido com o do Sol, os cientistas repararam em linhas estranhas que absorvem radiação e que indicam o facto de que esta estrela tem elementos extremamente atípicos dentro de si — lítio, ferro e uma série de outros elementos que são mais pesados do que o hidrogénio e hélio. 

Tal descoberta foi uma surpresa para os cientistas, já que indica o facto de nós estarmos enganados nas avaliações da idade da HIP68468 por considerá-la vários biliões de anos mais nova do que ela é na realidade, ou seja, que a estrela tem uma história extraordinária de relações com sua família planetária. 

Hoje, segundo demonstraram os experimentos feitos via HARPS, são dois os planetas que orbitam ao redor do chamado "sósia do Sol" — o Super Terra, que é 3 vezes mais pesado que o nosso planeta, e o Neptuno quente, cujo peso ultrapassa o do "original" em 6 vezes.

Ambos os corpos celestes estão muito perto da HIP68468 — o primeiro circula ao redor da estrela a uma distância 10 vezes menor que Mercúrio ao volta do Sol, e o segundo fica na actual órbita de Vénus.

Tal localização dos planetas quer dizer que tanto o planeta gasoso como a Super Terra hoje em dia estão em outro lugar — eles migraram em direcção à HIP68468 já após seu amadurecimento, e este processo de aproximação, segundo explicam os cientistas, indicou aquilo que, de modo artificial, tornou a HIP68468 "velha". 

De acordo com Bean, o excesso de lítio dentro desta "prima do Sol" surgiu porque no passado recente a HIP68468 "comeu" um ou dois planetas que foram expulsos em direcção do astro pelo planeta gasoso em migração. 

Na sequência disso, as camadas superiores do núcleo sideral foram impregnados de lítio e outros metais descobertos pelo espectrómetro da HARPS. 

"Aquilo que vimos é como se observássemos um gato sentado perto de uma gaiola com um passarinho. Se há um penas amarelas saindo da boca dele, é quase garantido que ele comeu o canário", concluiu o colega de Bean, Megan Bedell.

Ler mais AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...